Estreou no último dia 3 de outubro o longa Joker, que conta a história do palhaço criminoso de Gotham, com Joaquim Phoenix no papel principal, então vamos conferir nossa crítica sem spoilers?
Sinopse:
“O comediante falido Arthur Fleck encontra violentos bandidos pelas ruas de Gotham City. Desconsiderado pela sociedade, Fleck começa a ficar louco e se transforma no criminoso conhecido como Coringa.”
A origem desse personagem é contada de uma forma bem natural, com destaque para Joaquim Phoenix que arrasou e é dele a maior parte do sucesso dessa história solo.Alguns pontos foram bem forçados, principalmente para criar uma conexão extremamente desnecessária, e que realmente não muda em nada o que já conhecemos.
Sua relação com as pessoas é um tanto quanto conturbada, prova disso é sua forma de agir com seus amigos, vizinhos e mãe.Arthur possui sérios problemas e vê a sociedade virando as costas pra si, quando ele mais precisa, além de sofrer com Bullying e agressões.Isso tudo mais sua pré disposição para a loucura o leva a cometer seu primeiro crime, e depois outros em sequência.
Voltando a falar do Joaquim, em alguns momentos a interpretação era tão foda, que parecia com o Joker do H. Ledger. Ele realmente trouxe um pouco daquele coringa na criação da sua versão.Ao longo do filme você acompanha a transformação do jovem Arthur Fleck, no lunático vilão de Gotham city.
Apesar de ser uma boa origem de personagem, pecou em vários aspectos, coisas que a rival Marvel têm feito em muitos filmes (filmes de origens são chato demais). Porém esse filme não é apenas uma película sobre um vilão de histórias em quadrinhos, ele vai além disso, Tood Philips trouxe a tona uma versão ainda mais sombria do inimigo número 1 do Batman.
E pra finalizar, foram duas horas de um filme que poderia ter sido resolvido em uma hora, e na outra mostrar mais do personagem que todos nós conhecemos, mas até entendo, poupar aqui e já garantir uma continuação é algo muito mais rentável.
Em um aspecto final, esse longa foi uma grata surpresa, que todo fã de quadrinhos vai amar!
Nota geral:8/10
Nota pela interpretação :10/10
Recomendo?: Sim, é uma obra que têm de se olhar com muito carinho, vale cada centavo gasto!
Já assistiu? Então conte pra gente o que achou nos comentários!
